Palavra: Cavalheiro
Cavalos
─ O que eu faço para ser um cavaleiro?
─ Compre um cavalo.
─ E para ser um cavalheiro?
─ Liberte-o.
Frase: “Pretender-se que a vida dos homens seja sempre dirigida pela razão é destruir toda a possibilidade de vida.” – Leon Tolstói
Rasão
Buscava razão em tudo. Até perceber que no raso, a vida encalhava.
Música: O vencedor – Los Hermanos
Olha lá, quem vem do lado oposto
Vem sem gosto de viver
Olha lá, que os bravos são
Escravos sãos e salvos de sofrer
Olha lá, quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória de chorar
Eu que já não quero mais ser um vencedor
Levo a vida devagar pra não faltar amor
Olha você e diz que não
Vive a esconder o coração
Não faz isso, amigo
Já se sabe que você
Só procura abrigo
Mas não deixa ninguém ver
Por que será?
Eu que já não sou assim
Muito de ganhar
Junto as mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
Só pra viver em paz
Vaidade
Sempre que sobe no pódio, o pódio sobe nele.
1. Boa mensagem e acho legal um micro com “pessoas conversando”
2. Muito bacana esse jogo de palavras
3. Intenso e com uma grande reflexão
4. Eu não entendi (hahaha :/) [nem olhando a fotografia]
5. Interessante, mas achei os outros melhores.
No geral foi bom. Gostei que você utilizou poucos caracteres, acho isso bem legal nos micros.
Palavra: cavalheiros – Cavalos
Ótimo jogo de palavras! Além de que se conta algo, no fim das contas.
Frase: “Pretender-se que a vida dos homens seja sempre dirigida pela razão é destruir toda a possibilidade de vida.” – Leon Tolstói – Rasão
Mantém-se no trocadilho e o faz muito bem. Ótimo título e também um excelente microconto, à guisa de aforismo.
Música: O Vencedor – Los Hermanos – Validade
Estou convencido que de os próximos dois também terão esse quê anedótico de que se ensina algo. Poucas palavras, grande profundidade. Muito bom!
Fotografia– 1 pé = 0.305 metros
Algo bem “para viajar basta querer”. Não é muito criativo, mas é um microconto eficiente e cumpre o papel de transmitir em pouco espaço.
Ilustração – Ponto de Vista
Tenho quase certeza de que alguma palavra melhor poderia ter substituído “pontos”. Entretanto, o “alcançou a altura do outro” estabelece muito bem a premissa e se conecta com a imagem com perfeição.
Micro 1
Excelente! Uma aula de como dizer muito com tão pouco.
Micro 2
Jogo de palavras inteligente. Jamais pensaria em algo assim, que raiva rs…
Micro 3
Tive um pouco de dificuldade em entender este: seria o pódio subir à cabeça, tipo o sucesso? Se for, achei bem legal.
Micro 4
Este foi meu favorito! Menos realmente é mais!
Micro 5
Em tempos como os atuais, tentar entender outro ponto de vista é para os gigantes. Amei!
Este estilo minimalista, viu… já imagino de quem seja! Amei! São microcontos muito ousados, não é todo mundo que sabe apreciar – sorte minha que eu sei! Parabéns e boa sorte no desafio!
1) um micro que passa uma mensagem moral sem ser demasiado piegas. Isso é raro!
2) um trocadilho bem feito e que reforça o significado. Muito bom.
3) um bom jogo de sintaxe. Apesar do tamanho reduzido, funcionou bem
4) esse ficou mais fraquinho. Havia formas melhores de se fazer o trocadilho.
5) bonito, mais um bom jogo de palavras, mas não teve o mesmo impacto dos outros.
Muito bom. Boa sorte!
Nos campos de centeio, o apanhador não deixou nenhuma criança cair. Parabéns pelo conjunto todo! Vc joga as palavras como quem mexe peças no tabuleiro de xadrez. Você é profunda e o pódio pode estar a um pé; é o meu ponto de vista.
Olá, Apanhador de Micros!
Bom, novamente nos deparamos com um autor que “conhece do riscado” no assunto microcontos. Econômico nos caracteres, não no impacto. Não gosto tanto quando o texto fica proverbial demais. É uma preferência pessoal. Admiro os jogos de palavras, as “sacadas”, mas, em alguns casos, sinto que o microconto fica muito preso a uma reflexão.
Ainda assim, percebo mais qualidades do que defeitos. Parabéns e boa sorte no desafio. Abaixo, comentários pontuais sobre os micros.
1) Um dos que achei proverbial demais. Ideia interessante, brincadeira com as palavras cavaleiro e cavalheiro. Mas eu não optaria por esse formato de diálogo.
2) Também não me encantou. Novamente, muito proverbial para o meu gosto – que é só isso, o meu gosto. Razão, raso, vida encalhada…
3) Meu predileto. Curto e bem construído. Narrativa menos genérica do que os dois anteriores, funciona melhor.
4) Acho que a fotografia não foi um estímulo fácil. Optar pelo formato “diálogo” é uma tentação em microcontos e cair nela, muitas vezes, empobrece o potencial do texto.
5) Talvez esse é que seja meu predileto. O mais denso dos seus micros. Gostei bastante.
“Nos campos de centeio, o apanhador não deixou nenhuma criança cair”. Parabéns pelo conjunto todo! Vc joga as palavras como quem mexe peças num tabuleiro de xadrez. Você é profunda e o pódio pode está à distância de um pé; é o meu ponto de vista.
Olá! Vou comentar os micros um de cada vez, ok? Mas antes, que pseudônimo criativo! risos.
O primeiro micro foi excelente! Gostei em primeiro lugar do estilo todo em diálogos, e em segundo lugar a simplicidade e clareza do micro são coisas muito criativas e interessantes de se observar.
O segundo foi tão curtinho e preciso! Demonstra perfeitamente o sentido da frase. Muito inteligente.
O terceiro mostra ali realmente a vaidade de alguém, de mostrar e talvez provar aos outros que é o melhor.
O quarto com a distância em pés foi muito criativo. Não sei muito o que comentar porque são tão pequenos! Você é ótimo em microcontos.
O quinto brinca com as palavras ali de pontos de vista e perder ou ganhar pontos. Adorei principalmente a parte da vista ser linda, pois mostra como podemos nos surpreender positivamente se mudamos o modo de ver as coisas. Excelente micro.
Boa sorte no desafio.
Oi, Apanhador de Micros!
O modo como você trabalhou os microcontos é interessante, criativa e até ousada. Afinal, eles ficaram bem micro mesmo ehehe. Gosto de todos os cinco, mas sinto falta de um desenvolvimento maior de tramas e personagens. São jogos de palavras bem executados, mas para contos, eu esperava um pouco mais.
Conto 01: O trocadilho com “cavalheiro” e “cavaleiro” foi bem aproveitado.
Conto 02: O trocadilho com “raso” é “razão”, idem.
Conto 03: Um jogo de palavras com a expressão “subir no pódio”.
Conto 04: Um jogo de duplo sentido com a palavra “pés”. Dos cinco, o mais legal 😎
Conto 05: Uma exploração das palavras “ponto” e “vista”.
Espero não ter batido muito 💪
Micro 1
Adorei a ideia, o questionamento trazido pelo conto. Só acho que o formato só de diálogos, neste caso, enfraqueceu a narrativa. Ficou meio “distante’.
Micro 2
Um ótimo jogo de palavras, bem pensado e, também, com um interessante questionamento. Mas, novamente, senti que falta alguma coisa.
Micro 3
Meu favorito. Mais um excelente jogo de palavras.
Micro 4
Um trocadilho engraçado, uma piadinha ligeira. Gostei muito!
Micro 5
Que bom que ele achou a vista linda. Ultimamente, qualquer ponto de vista que seja diferente do próprio é atacado… Gostei!
Um ótimo conjunto de contos, em que se sobressaem os jogos de palavras e trocadilhos. Parabéns e boa sorte!
Olá, Apanhador!
i) Cavalos – Proverbial, seco, certeiro. Muitíssimo bom!!
ii) Rasão – Desde o título, o autor mostra que sabe o que está fazendo com o trocadilho. Poderia, corria um imenso risco, de soar bobo. Mas não. Gostei também!
iii) Vaidade – Outra brincadeira proverbial e direta. Gostei!!
iv) 1 pé = 0.305 – Vê-se que o autor pegou uma linha e seguiu-a firmemente! Até aqui, está dando certo hehe. Mais um conto que une trocadilho, humor, reflexão proverbial (aqui menos, claro).
v) Pontos de vista – A temática não poderia ser diferente. E, de novo, muito bom!
Dá um medo terrível alguém se agarrar por 5 textos numa mesma pegada, tanto temática quanto formal. Mas o conjunto todo é homogêneo e de muito bom gosto. Eu aprecio demais alguém que faça tais brincadeiras sem soar “infantil”, bobo. Parabéns e boa sorte, Apanhador!
Pseudônimo interessante e jocoso. O que me lembra “jaca”, o que me remete a “não enfiar o pé na jaca”. E creio que o(a) autor(a) não cometeu tal ato.
1º micro: ꙳꙳꙳꙳꙳ Excelente jogo de palavras e associação de ideias pertinentes. Diferencia de forma bem elucidativa as palavras “cavaleiro” e “cavalheiro”, sem cair no didatismo cansativo e ainda traz uma mensagem animal friendly.
2º micro: ꙳꙳꙳꙳ ótimo título, brincando com a diferença entre raso e razão. Passa a ideia da inutilidade de se buscar sempre a razão em detrimento a experimentar mais profundamente a vida. Bastante curto, o conto dá conta do recado.
3º micro: ꙳꙳꙳꙳ A vitória sobe à cabeça? É como se o campeão não dominasse a vaidade e o orgulho, então ao invés de aproveitar a vitória, ela o monta e doma. Bom aproveitamento do estímulo fornecido.
4º micro: ꙳꙳꙳꙳꙳ Muito inteligente o jogo de imagens e palavras. Quantos pés como medida de distância e quantos pés são precisos para vencer tal distância.
5º micro: ꙳꙳꙳꙳꙳ Excelente uso das palavras para trazer um texto com tom poético. Faz pensar!
Ótimos textos que condensam ideias profundas em pouquíssimas palavras. Não encontrei falhas de raciocínio ou de revisão. Aqui se provou que “menos é mais”. Parabéns e boa sorte no desafio.
Nem doeu nada.
1- 🐴❤️
2- 🎯
3- 🏆
4- 🥇
5- 🥂
Impossível não comentar o título! “Apanhador de micros” desperta muita memória afetiva em quem leu “O apanhador no campo de centeio”! A seguir, o adendo entre parênteses traz um trocadilho que denota bem o tipo de leitura que se seguirá, nos micros.
1º micro: excelente; dá continuidade ao exercício iniciado no título, jogando com as palavras, seus significados, suas parecenças, suas homofonias, suas polissemias, com os radicais que se repetem e multiplicam na língua etc.;
2º micro: excelente; há uma certa invencionice, um gracejo; convida à infância e à sua liberdade criativa; o lugar muito raso vira “rasão” e, daí, segue-se o jogo de palavras;
3º micro: excelente: trata da vaidade; que coisa boa é a vaidade, principalmente quando recompensada pelo pódio, mas, por outro lado, não deixa de ser boa quando o pódio não vem, porque, daí, a vaidade nos ensina a humildade, convida a uma visita às nossas pequenezas, apresenta-nos ao espelho e nos evidencia a feiura;
4º micro: excelente; brinca com o mote, com a imagem; é um tanto descritivo, mas, ainda assim, criativo; em conjunto com a imagem, transmite um sentimento bom ao leitor, de liberdade, beleza, leveza e relaxamento;
5º micro: excelente; fecha com chave de ouro o belo conjunto de micros produzido; ensina sobre alteridade, nos retira do lugar comum, do estado de conforto; entretém, diverte, mas não de uma maneira fútil ou vazia, ao contrário, ocupa com reflexão, com inteligência.
Uau! Que belo conjunto! O melhor até agora! O único a conquistar cinco excelentes!
Nem apanhei nada
1 – ❤️
2 – ❤️
3 – ❤️
4 – ❤️
5 – ❤️
Olá, autor!
1° micro: 😐
Não entendo muito sobre ser cavalheiro, mas imagino que seja muito mais do que libertar o cavalo… Pra mim, o micro não diz muito.
2° micro: 🙂
Bom jogo de palavras.
3° micro: 🙂
Tudo na vida é vaidade… Boa sacada, seu uso das palavras é ótimo.
4° micro: 🙂
Eu saquei, mas não me encantou 🤷🏻♀️
5° micro: 😍
Meu preferido! Esse sim tem força e impacto. É poético e delicado ao mesmo tempo. Amei!
Conjunto da obra: 🙂
No geral, achei os micros curtos demais para transmitir uma história. São mais frases de efeito. Só o último mesmo que foi mais elaborado, embora todos sejam muito inteligentes e com ótimo uso das palavras, só não me encantaram . Talvez seja mais questão de gosto do que da qualidade dos micros. Parabéns!
Sei que apanhei bastante, mas ainda sem certeza de quanto.
1- 🤔
2- ♟
3- 🥰
4- 🏐
5- ❤️