
Olhares Cruzados │ Resultados
Olá, pessoas!
Chegamos ao fim do nosso primeiro desafio do Clube do Conto Lume de 2023!
E com um ótimo começo de temporada: vinte e dois contos chegaram ao fim de um certame divertido e agitado.
Infelizmente, outros sete ficaram pelo caminho.
Vamos às autorias (em vermelho, os eliminados):

Identidades reveladas, hora de conhecermos o nosso pódio. 🙂
Em terceiro lugar, com 8,44 de média, temos Passion Fruit, da nossa onipresente Claudia Roberta Angst.
Logo que entra, sente o cheiro. Adocicado com notas cítricas, culminando em uma mistura de odores que lhe provoca náusea. Sobre uma mesa longa, frutas de todas as cores, inteiras ou em fatias, dispostas como artigos de luxo em uma vitrine.
Não faz meia hora que estou aqui e já me esqueceram. Isso é bom. O anonimato me cai bem, muito confortável. Gosto de ficar aqui no meu canto, observar as pessoas indo e vindo. Surpresas, se espalham entre sorrisos e cumprimentos, quase aos gritos de tão entusiasmadas com o encontro. Reencontro, devo dizer.
Já a medalha de prata vai para o estreante Bruno Cunha, com o conto Se seca morno, é sangue com lágrima, que atingiu 8,68 de média.
Uma espiada por detrás da cortina e Vó Alzira viu que metade do muro estava na sombra. Por volta de três e meia, portanto. Claro. O gosto amargo na boca e a vertigem leve não mentiam. Tava na hora de correr botar aquele vestidinho. Aquele memo, duro nas vorta do cabine de tanto talco, coitado. Mai tinha que ser aquele. Era o vestidinho que Dona Tica tinha usado no batizado do caçula de Vó Alzira. Vó Alzira riu sozinha só de lembrar das dezenas de vezes que dissera para si mesma que não compensava tirar o vestidinho do roupeiro por causa daquela etiqueta que ele tinha, que ficava incomodando na nuca. Oxe, era só passar a mão na caxa de costura e rancar fora o diabo daquela etiqueta! Mas sempre tinha sido só uma desculpa. Medo do outro pecado cometido, o de ter sua própria batina. Devidamente recoberta pelo vestidinho, Vó Alzira se acomodou no sofá, onde permitiu-se aumentar a vertigem. Enquanto o suor desafiava suas dobras da testa, o forro do vestidinho exalava o formigamento nas pernas, transportava Vó Alzira pela semiconsciência. Recortado pelo quadrilátero da tevê, Padre Moacir a encarava num riso quase cínico. Ela fechou os olhos, apertou-os até as pálpebras vedarem qualquer claridade. O escuro era autoinduzido, mas Vó Alzira tinha medo do exu e da pomba-gira, apesar de saber que era só pedir com fé que os pretos-velhos atendiam. Toda manhã, era do preto o primeiro gole do café que ela tinha passado, mais um galhinho de arruda, uma velinha pra chorar os pecados dela e um copo com água benta. Estava mesmo no momento do programa no qual o Padre Moacir benzia o copo d’água.
E em primeiríssimo lugar, alcançando impressionantes 9,21 de média, temos A xícara quebrada e o círculo perfeito, da agora bicampeã do Lume, Kelly Hatanaka!
— Puxa, você sabe fazer um círculo bem certinho. Como faz?
Vejo a mão enrugadinha segurar o lápis bem firme, “firme, mas leve, sem calcar” e fazer mais um círculo perfeito. Tento de novo e, mais uma vez, o final não se junta com o começo.
— Tenta fazer do contrário — ela diz. — Você faz de um lado pro outro. Faz do outro jeito.
Tento. Ainda não ficou como eu queria, mas melhorou muito.
— O seu fica sempre perfeito. Como você aprendeu?
— Minha mãe me ensinou. Eu também não conseguia, no começo. Foi a prática.
— Sua mãe era legal.
— Era a melhor.
— Minha mãe é uma chata. — Ainda estou brava. Minha mãe anda sem paciência, como diz meu pai. Hoje ela me deu a maior bronca só porque derrubei uma xícara no chão.
— A sua mãe não é chata. Não fala assim dela. Ela está cansada por minha causa.
Abaixo, a tabela geral de classificação. Lembrando que foram desconsideradas a maior e a menor nota de cada conto, conforme o regulamento.

Entraremos em contato com os vencedores para o envio das premiações descritas no regulamento.
Agradecemos a todos os que completaram o certame. Vocês fazem esse espaço valer a pena.
Logo, logo teremos mais desafios anunciados no site.
Nos vemos em breve.
🙂